quarta-feira, 21 de março de 2012

Os miúdos






Fábio Bruno
Historial
Graça Jesus
2008/2009 Pêro Pinheiro
13-05-1992
2009/2010 Pêro Pinheiro
(19 anos)
2010/2011 Pêro Pinheiro
Defesa
2011/2012 Pêro Pinheiro
Número 18



“Quero ter sempre o futebol na minha vida”

Fábio Graça é o mais novo dos jogadores da equipa do CAPP. Com apenas 19 anos, o defesa lateral é um conterrâneo do clube. Mora a metros do Estádio Pardal Monteiro e não é o primeiro da sua família a representar as cores do Clube de Pedra. “Os meus tios já tinham jogado cá, toda a minha família gosta do clube. Então comecei a dar uns toques, a ganhar o gosto pelo futebol e vim para o Pêro Pinheiro”, descreveu, assim, Fábio o seu início de carreira.
Como primeiro e único Clube a que o “miúdo” pertenceu, não por falta de oportunidades em ingressar outras equipas, mas por opção, o jogador revelou pelo Pêro Pinheiro um gosto pessoal: “Tive a possibilidade de ir para o Mafra, em Juniores, mas acabei por optar sempre pelo Pêro Pinheiro porque gosto do Clube.”
Em relação à equipa actual do CAPP, Fábio assume existir uma” união muito forte entre todos”, e acredita que a equipa tem, em termos técnicos e tácticos, capacidade para subir de divisão facilmente, “basta querermos, das capacidades não tenho dúvidas”.
Actualmente, Graça (mais amplamente conhecido) está lesionado e afastado dos relvados. O jogador fez uma entorse no joelho num treino da semana passada. No entanto, o número 18 revelou não estar preocupado com estão lesão, pois é de fácil recuperação: “Esta lesão é fácil, não estou muito preocupado. Dentro de uma ou duas semanas estou bem”. Contudo, recordou que quando estava em Juniores contraiu uma lesão grave que o deixou parado um ano e meio, e esse sim foi um momento difícil. “Muita gente dizia que eu nunca mais ia voltar a jogar, mas tive um bom massagista, o senhor Ramos, que me conseguiu pôr a jogar”.
Em relação ao facto de não ser muitas vezes titular, o defesa revelou optimismo, afinal está “numa equipa onde só estão jogadores de grande qualidade”, e ele, como mais novo que é, pretende aprender com os colegas e evoluir a partir de agora.
Com os pés assentes na terra, Graça não quer pensar muito no futuro: “É uma experiência agradável que eu estou a viver este ano e quero aproveitar isto ao máximo”.





Pavel Pinto
Historial
Vieira
2007/2008 Mem Martins
15-2-1992
2008/2009 Estoril
(20 anos)
2009/2010 Farense
Médio
2010/2011 Olhanense
Número 20
2011/2012 Pêro Pinheiro



“É o melhor grupo em que eu já estive em termos de amizade”

Pavel Vieira, assim se chama o número 20 do Pêro Pinheiro, é médio.
Desde cedo a ver “os mais velhos jogar” suscitou-lhe o desejo de começar no mundo da bola e, até hoje, a sua ambição é ser profissional. “Nunca se pode perder a esperança!”, revelou.
Hoje, Pavel tem 20 anos e um bom humor natural manifestado na entrevista que lhe fiz. Pela primeira vez oficialmente em seniores e nesta equipa, emocionou-se ao dizer que este é o grupo mais unido em que já esteve. “Brincamos imenso no balneário. Se alguém chega com problemas de casa rapidamente, ao entrar aqui, esquece tudo”. E é aqui que se baseia uma das coisas que mais gosta no facto de praticar futebol: “conseguimo-nos distrair do mundo lá fora. Quando entramos no campo, vivemos aquela emoção”.
O guineense-português estuda Segurança e Higiene no Trabalho ao mesmo tempo que se assegura que nenhuma das suas duas actividades é “deixada para trás”. Pois “não podemos largar os estudos e cairmos de corpo e alma só no futebol, o futebol é muito instável. Temos de arranjar outro suporte, tendo estudos”. Viver em Rio de Mouro, estudar na Casa Pia e ir quase todos dias para Pêro Pinheiro implica alguma ginástica que o jogador encara bem ao dizer que “tudo na vida exige sacrifício para conseguirmos atingir os nossos objectivos”.
A curto-prazo, Pavel quer subir de divisão com o CAPP, e dado que já esteve no Moura,equipa da Segunda Divisão B, acredita que o Pêro Pinheiro está acima de algumas equipas dessa Divisão, tendo “capacidades para lá chegar”.
A longo-prazo, o jovem quer “atingir o mais alto nível, jogar nas melhores competições”, mas acima de tudo “alimentar todos os dias nos treinos o sonho de um dia estar num dos grandes”.




André Filipe
Historial
Monteiro Fernandes
2001/2002Benfica (Escolinhas)
23-04-1992
2002/2003 até 2007/2008 CAC
(19 anos)
2008/2009 até 2010/2011     Estrela Amadora
Médio
2010/2011 Mafra
Número 22
2011/2012 Pêro Pinheiro



“Se tenho um sonho tenho de ir atrás dele”

André Fernandes é a seguir ao Graça o mais novo da equipa. A paixão pelo futebol foi-lhe inicialmente acendida pelo avô, que o inscreveu nos escolinhas do Benfica.  
“O meu sonho primeiro baseava-se em jogar no Benfica”, afirmou o médio ao relembrar os tempos de criança. Depois do primeiro escalão feito, o jogador foi para o CAC (Clube Atlético e Cultural), no qual lhe “deram as oportunidades todas”, mas o sonho continuava a ser voltar ao Benfica.  
Em juvenis o jogador teve a oportunidade de entrar para o Sporting, no entanto, foi-lhe recomendado ir para o Estrela da Amadora, onde esteve alguns anos, e foi a partir daí que o presente imperou e André deixou de pensar no Benfica como primeira instância.
Para além de pertencer ao plantel da equipa sénior, o jovem é treinador-adjunto da recente formada equipa feminina do CAPP, em parceria com o colega Aguiar, estuda e trabalha. “Às vezes é difícil e cansativo conciliar tudo, mas se tenho um sonho tenho de ir atrás dele”.
Em relação ao ano actual, o médio acredita que a dificuldade em ser titular se prende por ser um dos mais jovens da equipa, facto que compreende ao dizer que “este ano é mais para aprender do que jogar”. Para este processo de aprendizagem Aguiar, Tópê e Nuno Almeida têm sido essenciais por tudo o que lhe têm ensinado.
“Gostava de ser titular na equipa, visto que este ano joguei pouco”, é a aspiração maior de André, neste momento.
Quanto a um futuro mais amplo “gostava de subir de Divisão, quem sabe estar na primeira Liga”.

5 comentários:

  1. miudos gostei do que disseram a vossa entrevista.continuem a trabalhar sempre com humildade com esforço e dedicação podem ter um futuro risonho.abraços

    ResponderEliminar
  2. boa escrita susana, boa sorte para o bloG!!

    ResponderEliminar
  3. A qualidade dos entrevistados está a subir :) Faço minhas as palavras do Anónimo.

    ResponderEliminar
  4. É com esta mentalidade que vamos conseguir subir ;P

    ResponderEliminar